Provérbio: “Machados transportados numa mesma sacola irão repicar-se.”
Na aldeia de Mweru, o ferreiro Ngala fabricava os melhores machados da região. Eram lâminas fortes, brilhantes e desejadas por caçadores e lenhadores.
Um dia, precisou levar vários machados para vender no mercado distante. Sem outra opção, colocou-os todos juntos dentro de um grande saco de couro. Ao caminhar, começou a ouvir um som metálico: tlim! tlim! tlim!
O velho ferreiro sorriu e disse para si mesmo:
— Mesmo dentro de uma sacola, cada lâmina quer mostrar o seu corte.
No caminho, encontrou dois jovens irmãos da aldeia discutindo. Cada um dizia ser o mais valente caçador. Para evitar que brigassem, Ngala abriu o saco e mostrou os machados batendo uns contra os outros.
— Vedes? — disse. — Machados transportados numa mesma sacola irão repicar-se. Assim também são as pessoas: quando se colocam juntas, mas sem espaço para respeito, começam a ferir-se.
Os irmãos riram, mas entenderam. Desde esse dia, passaram a caçar juntos, dividindo os méritos, lembrando-se de que lâminas afiadas demais, quando mal guardadas, se destroem entre si.
MORAL DA HISTÓRIA
No contexto africano, onde a vida é comunitária, a lição é clara: para viver em união, não basta estar junto; é preciso criar espaço para respeito mútuo, cooperação e escuta.
Sem comentários:
Enviar um comentário